Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

ANTÔNIA SUSCITOU O DEBATE SOBRE DROGAS NO ESTADO DO ACRE

O Site ac24 horas, noticia hoje que na próxima segunda-feira será inaugurado o CAPS-AD III, com a presença de várias autoridades do Estado, inclusive do Governador, Tião Viana e do Prefeito, Marcos Viana. 
Antônia Lúcia se disse satisfeita com iniciativa do Governador e demais autoridades, posto que, foi a partir de suas iniciativas que a questão das drogas, especialmente do crack, passou a ser objeto de maior preocupação das autoridades do Estado.
Lembrou a parlamentar que, em 2012 visitou o CAPS-AD na rua Luiz Z. da Silva, número 364, no Bairro Manoel Julião, 02 (duas) vezes, e esse ano, juntamente com o defensor público da União, e presidente Nacional da Associação dos Defensores Públicos – ANADEF, e o defensor público presidente da ANADEP, doutores Gabriel Oliveira e André Castro, já outra visitas com personalidades do mundo jurídico.
Foi Antônia Lúcia a responsável pela articulação que ensejou o convênio do Governo Federal e Governo estadual para implementação do programa “Crack é possível Vencer”.
Realizou, com sucesso, duas grandes marchas contra o Crack e outras drogas no Estado, e inaugurou a Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos, que é um modelo para o Estado.
A deputada aproveita se disse ainda feliz pela iniciativa de seu colega Gladson Cameli, que está igualmente sensibilizado com a questão das drogas, e vai realizar um seminário para tratar do tema, inclusive com a presença de senadora de seu partido.
A segunda marcha contra o Crack e outras drogas teve tamanha repercussão que Antônia Lúcia já agendou, juntamente com a deputada Antônia Sales e o prefeito Wagner, realizar evento similar na cidade de Cruzeiro do Sul que deve acontecer no mês em curso, em homenagem às mães.
Recente pesquisa na cidade de São Paulo constatou que 45% das pessoas dizem temer algum parente fazendo uso de drogas. Por isso, quando provei essa campanha – disse Antônia Lúcia – estava certa e intui o grave problema.
Segue a matéria:

"Álcool e outras drogas
4 de maio de 2013 - 8:44:25
Álefe Souza (Assessoria Sesacre)

Com objetivo de ampliar o atendimento às pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como a seus familiares, o governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, inaugura na próxima segunda-feira, 6, o Max CentroMusicalde Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – Capsad III, que a partir de agora disponibilizará o serviço 24 horas. A solenidade ocorrerá a partir das 9h, na Rua Luiz Z. da Silva, nº 364 – Bairro Manoel Julião.

O evento contará com a presença do governador Tião Viana, da secretária de Estado de Saúde Suely Melo, do prefeito Marcus Alexandre, dentre outras autoridades do estado.

De acordo com a gerente da Divisão Estadual de Saúde Mental, Ana Cristina Sales, o Capsad III visa o cuidado aos usuários de álcool e drogas, o que exige condições que respeitem o indivíduo enquanto pessoa, possibilitando sua inclusão social, profissional e familiar, ampliando as ações em saúde mental na sua intensidade e diversidade.

A unidade já funcionava como Capsad II, apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mas graças aos incentivos financeiros disponibilizados por meio de parceria entre o governo do Estado e o governo Federal, passou por uma reforma e ampliação do espaço, para atender 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados. Em 2012, foram atendidas cerca de 1.289 pessoas. A expectativa é que esse número aumente muito mais, após a ampliação da unidade.

“Podemos considerar um grande avanço nas possibilidades de continuidade no cuidado para as pessoas que procuram tratamento nos serviços de saúde. A lógica matricial do Capsad III é uma grande esperança para os pontos de atenção da Rede de cuidados local e regional que apresenta uma grande demanda em relação ao uso de drogas como problemática transversal”, ressaltou Cristina.

História do Capsad

Criado em dezembro de 2002, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com várias outras Secretarias, o CAPSad II iniciou suas atividades em dois turnos, oferecendo 60 vagas para crianças e adolescentes até 19 anos, objetivando a reintegração destas à família, comunidade e mercado de trabalho, bem como a redução de conflitos com a lei. Em 2009, o atendimento foi estendido a todas as faixas etárias, devido ao grande número de adultos necessitados de atendimento.

Assim, partindo da necessidade de ampliar o atendimento aos dependentes químicos e através das pactuações advindas do “Comitê Executivo do Plano ‘Crack: É possível vencer no Estado do Acre”, tornou-se possível a instituição do Capsad III, que terá capacidade para atender 40 pacientes por turno com limite máximo de 60 por dia; acolhimento noturno, aos feriados e fins de semana, podendo o paciente permanecer por até 10 dias corridos ou 14 intercalados, em um período de 30 dias."

Nenhum comentário:

Postar um comentário