Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ANTÔNIA LÚCIA CONVOCA POVO DO JURUÁ A MARCHA CONTRA O CKACK E OUTRAS DROGAS


CAROS AMIGOS DO JURUÁ, 

Próximo dia 1º de junho do ano em curso, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, sob a liderança do Prefeito Wagner Sales, e apoio da Deputada Estadual Antônia Sales, vamos realizar a 1ª Marcha contra o Crack e Outras Drogas do Vale do Juruá.
Quero aproveitar para relatar o que já conseguimos aqui em Rio Branco de positivo depois das 1ª e 2ª Marchas Contra o Crack e Outras Drogas, realizadas em 16 de abril do ano passado e 16 de abril deste ano.
A 1ª Marcha, por si só, já foi um grande marco, em que ficou demonstrado que a sociedade quer se envolver na solução do problema das drogas. Não é um problema que diz respeito apenas às autoridades.  Mais de dez mil pessoas participaram.
Na tarde do mesmo dia fizemos o I Seminário em defesa de uma Justiça Terapêutica. Lotamos o auditório da FAAO. Ao conclave compareceram aproximadamente mil pessoas, entre estudantes de vários cursos, profissionais de várias áreas e representantes de várias entidades que lidam com à questão das drogas. A sociedade conheceu a opinião de vários convidados, especialistas na matéria. Propostas foram encaminhadas às autoridades.
O Ministério Público do Estado do Acre, imbuído da convicção de que o problema das drogas deve ter vários enfoques; não apenas o do direito penal,  criou um Núcleo Especializado em Justiça Terapêutica. Em vários programas de rádio (Boas Novas), discutimos esse tema com especialistas (médicos psiquiatras), inclusive membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Poder Judiciário.
Logo depois da realização da 1ª Marcha contra o Crack e outras drogas, celebrou-se convênio com o Governo Federal, denominando “Crack é Possível Vencer”, que vai destinar quatro bilhões de reais aos Estados, no objetivo de se encaminhar soluções aos graves problemas das drogas no Brasil.
Aprovamos na Câmara Federal (projeto de minha autoria), uma lei que determina que o dia 16 de abril de cada ano seja considerado como  o dia nacional da consciência contra o Crack e outras drogas, no intuito de despertar maior reflexão da comunidade brasileira sobre os efeitos deletérios do uso de entorpecentes.
O Partido Social Cristão (PSC), através de um dos seus representantes na Câmara Municipal, por nossa sugestão, fez aprovar na Casa de Leis de Rio Branco, projeto de lei com igual teor ao que fiz aprovar na Câmara Federal.
O Partido Social Cristão (PSC), através de um dos seus representantes na Assembléia Legislativa do Estado, por nossa sugestão, fez aprovar naquela Casa um projeto de lei que obriga todos os hospitais, da rede pública ou privada, a comunicar ao Secretário Estadual de Saúde, bem como aos Conselhos Tutelares, toda entrada de crianças e adolescentes nesses estabelecimentos em razão do consumo de álcool ou droga.  A lei visa trazer à luz esses dados estatísticos que ficavam entre as cifras negras, dificultando a efetivação de políticas públicas sobre à questão.
Fizemos várias palestras em Igrejas Evangélicas sobre os malefícios do consumo de entorpecentes. Dediquei minha campanha à prefeitura de Rio Branco à discussão sobre o problema das drogas. Em meus programas de rádio e televisão abordei o tema. Dei entrevistas e escrevi para os vários meios de comunicação suscitando o debate sobre à questão.
A 2ª Marcha Contra o Crack e Outras Drogas, realizada no dia 16.04.2013,  igualmente foi um sucesso!  Nesta data, por nossa sugestão,  o deputado estadual Walter Prado ingressou com projeto de lei que cria a internação compulsória de dependentes químicos no Estado do Acre.
Inauguramos a Comunidade Terapêutica Lucimar Lucena Ramos, uma das mais modernas do Brasil. Um modelo para a nossa sociedade que precisa de soluções urgentes para o gravíssimo problema das drogas.
No dia 1º de junho, eu, o Prefeito Wagner Sales, a Deputada Estadual Antônia Sales, o cantor Gospel Kléber Lucas, estaremos, juntamente com a sociedade do Vale do Juruá, marchando contra o Crack e Outras Drogas e dizendo viva à Vida, à Saúde e à Segurança do provo do nosso Estado!

Muito obrigada!
Antônia Lúcia
Deputada Federal
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário