Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Antônia Lúcia em terceiro lugar para governo

Pesquisa mostra vitória de Tião no primeiro turno

PDF
23/04/2013 - 00:19:21
A única possibilidade de, pelo menos haver um segundo turno na eleição para o governo do Acre, se a votação fosse hoje, seria a divisão da oposição em várias candidaturas. Caso contrário, com qualquer dos dois principais candidatos concorrendo separados, a vitória do governador Tião Viana poderia acontecer ainda no primeiro turno. Mesmo com vários nomes na disputa, se forem considerados apenas os votos declarados, o governador tem ampla frente  sobre a soma das intenções de votos de seus adversários, o que também pode mostrar a definição do pleito no primeiro turno. Essa é a conclusão que pode ser tirada da pesquisa exclusiva A TRIBUNA/ Data Control realizada na capital.
Na primeira alternativa, foram apresentados ao eleitor quadro com os nomes dos candidatos Antônia Lúcia, Márcio Bittar, Sérgio Petecão e Tião Viana. Nessa situação, o governador teria 47,3% dos votos contra 37,3% da soma de seus três adversários. Este percentual de 10% de vantagem encontra-se acima da margem de erro e a oposição precisaria diminuir a rejeição de seus candidatos entre os que votam nulo ou em branco e ainda conquistar os indecisos para forcar um segundo turno. Os votos nulos representariam 9,7% e os indecisos apenas 5,7%. Se apenas os votos nulos forem confirmados nesse patamar, a eleição poderia estar liquidada, fora da margem de erro.
Pelo quadro da pesquisa, nota-se que quem mais se aproxima do governador é o pré-candidato do PSDB, Márcio Bittar, com 19,2%, menos da metade dos votos de Tião. O candidato aventado pelo PSD, o senador Sérgio Petecão ficaria com 11,4%, um quarto do total de votos declarados para o candidato á reeleição pelo PT. Ainda nesta opção, a possível candidata do PSC, deputada federal Antônia Lúcia somaria 6,7% dos votos. Como a margem de erro da pesquisa é de 4%, o pleito poderia ser encerrado aí em primeiro turno.
Pesquisa mostra vitória de Tião no primeiro turnoPesquisa mostra vitória de Tião no primeiro turno
Márcio e Petecão têm índices bem abaixo de Tião - A pesquisa também ouviu os eleitores em alternativas em que ora Márcio Bittar aparece como candidato ora Sérgio Petecão desponta como o nome das oposições. Em ambas as pesquisas mantém-se o nome de Antônia Lúcia, que não deve se coligar com os PMDB, PSD e PSDB, antes do segundo turno, como tem anunciado. No caso do candidato da oposição ser Márcio Bittar, Tião Viana seria eleito no primeiro turno com 51,5% dos votos, sem contar com aqueles que anunciaram que anulariam o voto, que somam, neste caso, 10,7%. Márcio Bittar volta a aparecer com menos da metade das intenções de voto de do governador, com 25,4%. Antônia Lúcia surge com 8% e os indecisos são 4,5%.Márcio e Petecão têm índices bem abaixo de Tião - A pesquisa também ouviu os eleitores em alternativas em que ora Márcio Bittar aparece como candidato ora Sérgio Petecão desponta como o nome das oposições. Em ambas as pesquisas mantém-se o nome de Antônia Lúcia, que não deve se coligar com os PMDB, PSD e PSDB, antes do segundo turno, como tem anunciado. No caso do candidato da oposição ser Márcio Bittar, Tião Viana seria eleito no primeiro turno com 51,5% dos votos, sem contar com aqueles que anunciaram que anulariam o voto, que somam, neste caso, 10,7%. Márcio Bittar volta a aparecer com menos da metade das intenções de voto de do governador, com 25,4%. Antônia Lúcia surge com 8% e os indecisos são 4,5%.
Análise Rejeição cruzada na oposição - Embora Márcio Bittar e Sérgio Petecão estejam em patamares semelhantes, dentro da margem de erro, quando são confrontados diretamente com o governador, há indícios de existir rejeição cruzada entre ambos. No primeiro quadro, a soma da intenção de votos de ambos atinge 30,6%, o que não é alcançado por nenhum deles, individualmente. Quando expostos um a um contra o governador, Márcio Bittar só consegue 25% deste total e Petecão, 21%, com transferência de votos tanto para o governador como para a deputada Antônia Lúcia e para os que votam em branco ou nulo. Pelo menos 10% dos eleitores de Márcio ou de Petecão não votam no outro nome oposicionista, o que é claro sinal de problemas na coligação.  O governador ganha em todos os cenários de renda, idade e escolaridade, o que é um bom ponto de partida para a campanha.Análise Rejeição cruzada na oposição - Embora Márcio Bittar e Sérgio Petecão estejam em patamares semelhantes, dentro da margem de erro, quando são confrontados diretamente com o governador, há indícios de existir rejeição cruzada entre ambos. No primeiro quadro, a soma da intenção de votos de ambos atinge 30,6%, o que não é alcançado por nenhum deles, individualmente. Quando expostos um a um contra o governador, Márcio Bittar só consegue 25% deste total e Petecão, 21%, com transferência de votos tanto para o governador como para a deputada Antônia Lúcia e para os que votam em branco ou nulo. Pelo menos 10% dos eleitores de Márcio ou de Petecão não votam no outro nome oposicionista, o que é claro sinal de problemas na coligação. O governador ganha em todos os cenários de renda, idade e escolaridade, o que é um bom ponto de partida para a campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário